Karl Popper
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA BACHAREL
FILOSOFIA DA CIÊNCIA
KARL RAIMUND POPPER
ISIS GONÇALVES DE OLIVEIRA
CUIABÁ - MT
2014
Introdução
No final do século XIX e início do XX a pesquisa científica estava em alta, com a grande procura de tecnologias e com a Revolução Industrial, fez com que a humanidade avançasse. Em meio a este progresso nasce o filósofo Karl Raimund
Popper em 1902, onde foi de grande importância na tematização da ciência. Nascido em Viena, naturalizado britânico, tem como destaque defender que para uma teoria científica ser verdadeira temos provar que ela se falseia.
Neste trabalho tentarei explanar as ideias principais do filósofo Karl Raimund
Popper, deixando claro a minha opinião sobre estas.
Desenvolvimento
No mundo científico, nos dias de hoje, ainda buscam compreender os métodos utilizados pelos cientistas. Onde estas compreensões são baseadas em cima de pensamentos e experimentos de grandes filósofos e cientistas. Mais sempre há aquele que mais prevalece no decorrer da história científica, e Popper é um dos filósofos que ainda se destaca nos dias de hoje, com sua defesa da observação e teorização da ciência, onde só se tira conclusão de algo que já se tenha observado. Ou seja, se algum cientista observar vários corvos pretos, em lugares diferentes, ele não pode afirmar que todos os corvos existentes são pretos, pois basta um corvo branco aparecer para que a teoria dele seja falsa.
Na ciência não existe verdade absoluta, então a todo o momento várias teorias vão surgindo, contestando ou anulando as já existentes, a possibilidade delas serem contestadas é grande. E para Popper, a teoria que possa provar que ela é falsa, essa sim é considerada científica. Então a falseabilidade para Popper tem que está presente na ciência para que ela seja válida.
Popper faz critica ao método indutivo, que através de experiências particulares,