Karl Popper
- Karl Raimund Popper (Viena, Áustria, 28 de Julho de 1902 — Londres, 17 de Setembro de 1994) foi um filósofo da ciência austríaco naturalizado britânico.
- Vida dele foi afectada por conflitos políticos – nomeadamente da primeira guerra mundial;
- Nascido numa família de classe rica de origem judaica (pai era advogado).
- Na Época assistiu a miséria e pobreza extrema, que virou-se para o socialismo e comunismo, mas foi só até os amigos comunistas, tiveram um acto cruel, em que abandonou estes ideais (um massacre por parte dos amigos a uns trabalhadores). Afirmou que com este acontecimento ensinou-lhe o perigo que era aceitar uma teoria filosófica tão complexa sem poder criticar;
- Concluiu o doutoramento em filosofia em 1928 e ensinou numa escola secundária entre 1930 e 1936. Em 1937, a ascensão do Nazismo levou-o a emigrar para a Nova Zelândia, onde foi professor de filosofia em Canterbury University College, Christchurch. Em 1946, foi viver na Inglaterra, tornando-se assistente (reader) de lógica e de método científico na London School of Economics, onde foi nomeado professor em 1949. Foi nomeado cavaleiro da Rainha Isabel II em 1965, e eleito para a Royal Society em 1976.
- A obra mais famosa do filósofo é “A sociedade aberta e seus inimigos" (1945), onde Popper reflectiu que o regime democrático representativo é uma forma de limitar o poder do estado, e ideologias como o nazismo e comunismo são perigosas para a formação da sociedade aberta e democrática.
- Quando deve ser considerada científica uma teoria? Qual o critério que determina o status científico de uma teoria? Há uma condição fundamental para que qualquer hipótese tenha o estatuto de teoria científica, essa hipótese tem de ser falsificável.
- Segundo o ponto de vista de Popper, para começar a ciência não se baseia na indução. Primeiro propõem uma teoria, apresentando-a como uma conjectura inicialmente não corroborada, e depois comparam as suas previsões com observações para ver