Karl popper
Karl Raimund Popper foi um filósofo da ciência austríaco naturalizado britânico. É considerado por muitos como o filósofo mais influente do século XX a tematizar a ciência.
Nascimento: 28 de julho de 1902, Viena
Falecimento: 17 de setembro de 1994, Londres
Educação: Universidade de Viena
Obras: A Sociedade Aberta e Seus Inimigos, A Miséria do Historicismo
Karl Popper era filósofo, nascido em 1902, na Áustria, era naturalizado britânico, e faleceu em 1994. Colaborou com as teorias do liberalismo e da democracia no âmbito da filosofia social. Escreveu livros como os títulos “A sociedade aberta e seus inimigos” e a “Lógica da Pesquisa Científica”.
Seu nome completo era Karl Raimund Popper, era de família judaica, estudou na Universidade de Viena, concluindo o doutorado em filosofia. Fugiu do nazismo, viajou para a Nova Zelândia para se refugiar da Segunda Guerra. Após o fim da guerra, conseguiu trabalhar como assistente de ensino na London School of The Economics, se tornaria professor da instituição em 1949.
É reconhecido como um dos principais filósofos do século XX, época em que acompanhou o auge e as crises do capitalismo, o avanço das invenções iniciadas a partir da Revolução Industrial iniciada no século XVIII, e as possibilidades por meio do avanço das ciências. O filósofo verificou a rápida evolução material da humanidade, até então, alcançada em dois séculos de uma maneira mais veloz do que 4.000 anos anteriores.
Popper ajudou a elaborar definições a respeito da teoria científica, analisando o cientificismo (conjunto de ideias que outorgavam à ciência a solução e o sentido de todas as questões) , na época considerada como um pensamento acima das demais linhas de pensamento.
Segundo Popper, a teoria científica era regida pelo modelo matemático, que visa descrever e interpretar as observações realizadas, com a capacidade de descrever uma imensa série de fenômenos a partir de postulados simples e de realizar previsões a serem