sociologia juridica
MATRICULA: 205079
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
Trabalho apresentado, tendo como base, os resumos elaborados através dos fichamentos: titulo. Perspectiva sociológica ao fenômeno jurídico, como forma de obtenção de nota.
Boa Vista – RR
Abril 2014.
SUMÁRIO
Introdução 3
Desenvolvimento 4
1. A perspectiva sociológica na formação do profissional do direito. 4
2. O pluralismo jurídico e o profissional do direito. 6
Resumo 8
Considerações Finais 9
Referencias Bibiograficas 10
Boa Vista – RR
Abril 2014.
Introdução
A sociologia jurídica compreende que todo fenômeno jurídico é invariavelmente um fenômeno social. Porem, nem todo fenômeno social é um fenômeno jurídico. Através de leis, a regulação da sociedade parte essencialmente das praticas sociais, e não ao contrario. É justamente a relação entre as transformações sociais e as transformações na dimensão jurídica.
Tratando-se de um debate entre direito e sociedade; onde o primeiro serve as necessidades da segurança; e o segundo acompanha suas transformações, podendo abrir um debate com suas novas concepções. Ou seja, o direito esta direcionado as necessidades de segurança da sociedade, e a sociedade de um conceito de transformação e novas concepções sociais.
Por outro lado, quando o direito é tratado como instrumento emanado unicamente do Estado, possuindo a lei como sua única expressão, favorece a consolidação de uma formação positivo-normativa. Como consequência, formas sociais são reproduzidas, garantidas e mantidas as hegemonias e ideologias, sem que se percebam as possibilidades de transformação desta realidade. A importância de transcender a visão Tecnisa, bem como de transcender a visão unilateral e unidimensional, que não as contradições e os movimentos do real.
Entendemos que o profissional do direito não deve ler o universo como se esse fosse meramente um livro de direito,