Sociologia juridica
Este trabalho foi escrito com intuito de buscar no passado um pouco da origem da e qual a importância da sociologia jurídica para o direito, levando-se em conta os adventos das inter-relações sociais. Por isso, o nosso objetivo é tentar entender, como os pensadores estudaram diversos fatores sociais, para cada dia lapidar e impulsionar o direito. Enfim, o nosso objetivo aqui não é somente, explorar a contribuição da sociologia para o direito, mas, sim destacar alguns tópicos, advindos da Revolução Francesa, da Revolução Industrial e do Iluminismo os quais, colocaram em destaque diversas questões ligadas ao campo social.
Sociologia Jurídica
A princípio destacamos a Sociologia que é a ciência que estuda a origem, o desenvolvimento e o dinamismo dos grupos humanos, ou seja, o comportamento dos homens em grupo num processo histórico determinado seja ele individual ou global. Na Sociologia, existe um ramo da Sociologia Geral, denominado de Sociologia Jurídica que tenta perceber a relação existente entre duas ciências de grande importância para a vida da sociedade, por tratarem das relações, dos conflitos, das normas, do controle, enfim, de todas as ligações que possam surgir entre os indivíduos e que necessite de um dispositivo regulador.
Embora August Comte seja considerado como o pai da Sociologia, dentre outros nomes, como: Comte, Max Weber, Hans Kelsen, Karl Marx, foi Durkheim na verdade que se notabilizou como um dos primeiros filósofos teóricos do assunto, conseguindo dissociar a sociologia das demais teorias sociais, criando uma disciplina autônoma, científica por excelência, com metodologia, objeto e relevância própria e não mais abstrata.
Principais fatores que contribuíram para o nascimento da Sociologia Jurídica.
ILUMINISMO Mmovimento ocorrido no século XVIII, o “Século das Luzes”, foi uma das consequencias do Renascimento. Defendiam a igualdade jurídica, o direito à