Comportamento Organizacional
VARIÁVEIS INDEPENDENTES: No nível do INDIV: Habilidades; Valores e atitudes; Personalidade e emoções; Motivação; Percepção; Aprendizagem individual e Tomada de decisão. No nível do Grupo: Comunicação, Conflito; Poder e Política; Estrutura do grupo; Equipes de trabalho; Liderança e confiança; Tomada de decisão em grupo. No nível do Sistema Organizacional: Cultura organizacional; Desenho e estrutura da organização; Políticas e práticas de recursos humanos.
COISAS QUE PODEM AFETAR O COMPORTAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO INDIVÍDUO NA EMPRESA: ESTABILIDADE, ESTADO CIVIL (FALTAM ESTUDOS CONCLUSIVOS), SEXO (MULHERES QUE SÃO MÃES TENDEM A SE AUSENTAR COM MAIOR FREQUÊNCIA), IDADE. HABILIDADES: É A CAPACIDADE DE UM INDIVÍDUO DE DESEMPENHAR CERTAS TAREFAS DENTRO DE UMA FUNÇÃO. AS HABILIDADES PODEM SER INTELECTUAIS OU FÍSICAS. APRENDIZAGEM: É QUALQUER MUDANÇA PERMANENTE NO COMPORTAMENTO EM FUNÇÃO DE UMA EXPERIÊNCIA. SÃO ELAS: CONDICIONAMENTO CLÁSSICO, CONDIC. OPERANTE E APRENDIZAGEM SOCIAL (EXTENSÃO DO CONDIC. OPERANTE)
ANÁLISE: COMPORTAMENTO É RESULTADO DE SUAS CONSEQUÊNCIAS, OU SEJA, AS PESSOAS TENDEM A SE COMPORTAR EM FUNÇÃO DA SUA PERCEPÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS, OU MELHOR, AS PESSOAS TENDEM A SE COMPORTAR EM FUNÇÃO DA SUA PERCEPÇÃO DAS CONSEQUÊNCIAS DOS SEUS COMPORTAMENTOS.
MODELANDO O COMPORTAMENTO: MÉTODOS DE MODELAGEM: REFORÇO NEGATIVO E POSITIVO, PUNIÇÃO, EXTINÇÃO. ESQUEMAS DE REFORÇO: CONTÍNUO E INTERMITENTE. REFORÇOS RESULTAM EM APRENDIZADO – PUNIÇÃO PODE ELIMINAR MAIS RAPIDAMENTE O PROBLEMA, MAS PODE TER EFEITOS COLATERAIS.
VALORES: TERMINAIS (METAS QUE UMA