comportamento organizacional
Inteligências Múltiplas
Lingüística => Jornalista, Professor, Advogado.
Lógico- matemático => Engenheiro, Contador.
Musical=> Compositor.
Corporal- cinestésica=> Bombeiro, Atleta, Ator. Espacial=> Navegador, Escultor, Arquiteto.
Intrapessoal=> Pesquisador, Romancista.
Interpessoal=> Conselheiro, Político, Vendedor.
O conceito de aprendizagem de Freire é o da conscientização, ele rejeita os métodos tradicionais de educação, porque de seu ponto de vida, não passam de um processo de domesticação, capazes de transformar indivíduos potencialmente brilhantes em monótonos burocratas. Para Freire toda atividade educacional deve ser baseada na reflexão crítica sobre o homem e na análise de suas condições culturais. Estudar exige disciplina. Estudar não é fácil, porque estudar é criar e recriar e não repetir o que os outros dizem.
A nossa discordância com Freire é quando ele afirma que estudar não é fácil, creio que a dificuldade que ele aponta desaparece quando você vive a satisfação de perceber que o ato de estudar o torna uma pessoa sábia, que conhece melhor a realidade e capaz de construir uma vida melhor. Estudar e aprender são algo bem mais simples do que geralmente julgamos isso por uma única razão, eles devem estar diretamente conectados ao nosso dia-a-dia, a o nosso viver quotidiano.
Uma organização de aprendizagem é composta por um grupo de pessoas que procuram, em bases contínuas, aprimorar sua capacidade de criar seu próprio futuro.
Peter Senge propõe cinco componentes como integrantes da organização de aprendizagem:
1º Domínio Pessoal- Nele aprendemos a explicitar e aprofundar nossos objetivos pessoais, concentrar nossas energias, buscar o foco