HUmaniza SUS
387 palavras
2 páginas
RESGATE HISTÓRICO: ENFERMAGEM E A ARTE DO CUIDARAntigamente, os hospitais eram considerados somente como abrigo de pobres e doentes que recebiam os últimos cuidados e aguardavam a morte.
Segundo Martin(2003), os hospitais viviam em péssimas condições de uso devido as doenças e a falta de pessoas qualificadas, onde os ricos recebiam atendimento domiciliar e os pobres tinham que procurar os hospitais além de se tornarem objeto de experiência que resultavam em maior conhecimento sobre as doenças.
Graças a Florence Nightingale, houve grandes avanços na área da Enfermagem, onde as pessoas estudavam e eram classificados como auxiliares, técnicos e enfermeiros , devido a esse aperfeiçoamento os serviços prestados a população ia melhorando.Por volta do século XIX foi elaborada estratégias que visam o bem estar do ser humano.A Enfermagem ganhou espaço na sociedade, sendo reconhecida pela sua importância.
1 MARTIN, L. M. A ética e a humanização hospitalar. Mundo da Saúde. São Paulo, v.27, n.27, abr./jun.2003
O enfermeiro tem varias responsabilidades importantes como supervisão da equipe, processos administrativos, todos diretamente ou indiretamente está associado a vida do paciente.
De acordo com Baggio(2006)5, Devemos observar o paciente como um todo, não só sua patologia mas a historia de vida deste ser humano.O principal papel do enfermeiro é acolher e deixar o paciente ciente de todos os procedimentos, porque para equipe de enfermagem pode ser uma tarefa fácil, mas para aquele paciente que está ali indesejavelmente e longe de sua família as vezes pode se tornar o pior lugar do mundo.
Todo o processo do cuidar tem que ser voltada ao paciente, onde o enfermeiro sente um a grande satisfação em realizar esses cuidados pois se coloca no lugar daquele paciente,criar vínculos é muito importante para uma recuperação melhor do enfermo.
Podemos estar prestando assistência e não estar cuidando.Cuidar significa, além de tudo, estar preocupado com o paciente, mais que