Humaniza Sus
Trabalho sobre o Programa HumanizaSus
Aluno: Douglas Monteiro da Silva.
Professora: Verônica Nunes.
Disciplina: Saúde Coletiva.
Data de entrega: 25 de abril de 2014.
Nova Friburgo, 25 de abril de 2014.
O Programa HumanizaSus
Em 2001, a humanização pela primeira vez aparece no nome de um Programa: Programa Nacional de Humanização do Atendimento Hospitalar (PNHAH). O PNHAH visava melhorar a qualidade do atendimento hospitalar , através de ações que davam ênfase à melhora da assistência, focando principalmente as relações entre usuários e profissionais da área da saúde.
Desde então, a humanização avançou também em outras instâncias do SUS, e o que era um programa se transforma, em 2003, em uma Política: a Política Nacional de Humanização (PNH).
Com a PNH, as ações de humanização voltam-se também para as demais instâncias da saúde, pois a Política objetiva a garantia e efetivação do SUS, através da mudança dos modos de fazer, dos modelos de atenção e gestão da saúde.
A PNH entende humanização como a valorização dos diferentes sujeitos - usuários, trabalhadores e gestores - implicados no processo de produção de saúde. Valorizar os sujeitos é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde.
O programa de Humanização do SUS foi desenvolvido e baseado nos seguintes princípios:
Inseparabilidade entre a atenção e a gestão dos processos de produção de saúde: Os modos de gestão definem diretamente as técnicas, a clínica (práticas interdependentes e complementares). Sendo assim, a incorporação da humanização deve interagir nesse processo.
Transversalidade: Caracteriza-se por concepções e práticas que atravessam as diferentes ações e instâncias, que aumentam o grau de