Comportamento organizacional
Em um contexto complexo e incerto, para alcançarem os resultados almejados, as organizações terão que atuar de forma estratégica, direcionando todas as energias e recursos para a realização de seus objetivos e missão. O desafio se torna mais crítico em relação aos recursos humanos, pois as pessoas tendem a empregar suas energias e esforços em prol da organização se estiverem profissionalmente motivadas.
Para resgatar o papel dos recursos humanos na formulação e implementação das estratégias organizacionais, a teoria organizacional ressalta a capacidade criadora das pessoas como elemento no processo de construção.
No planejamento estratégico, se analisa os cenários nos quais a organização atua. Se o cenário for de complexidade, incerteza e turbulência, é fundamental que sejam capazes de perceber e interpretar as mudanças que podem afetar o cumprimento de suas missões ou de seus objetivos.
A análise de cenários permite a antecipação de estratégias e ações para respostas mais ágeis aos desafios enfrentados. Essa flexibilidade, permite à organização rever objetivos, reformular estratégias, mudar tecnologias, redesenhar processos e modificar estilos de gestão.
A gestão organizacional estratégica se fundamenta na orientação para resultados e implica a utilização dos recursos organizacionais disponíveis para a realização dos objetivos e metas da organização.
A eficácia das organizações depende cada vez mais de estratégias que orientam e direcionam suas opções. Estratégias inadequadas podem levar a resultados organizacionais indesejados, comprometendo a excelência dos resultados.
A eficiência está voltada para a melhor maneira pela qual as coisas devem ser feitas ou executadas (métodos) a fim de que os recursos sejam