Thomas Robbes
Curso de Direito – 2º Semestre
Ética e Filosofia Jurídica
Profª. Ângela Pietro
THOMAS HOBBES – Vida, Obra e Legado para a Posteridade
Byllen Torma RA:7033537092
Felipe Solano RA: 6821421440
Luiz Fernando Rodrigues RA:6450311968
Pablo Bandeira RA: 1299514103
Suelen Moraes RA: 6814005466
Rio Grande, 12 de setembro de 2013.
O presente trabalho visa atender aos critérios de avaliação do 1º bimestre da disciplina de Ética e Filosofia Jurídica e tem por base a leitura, análise e exposição de breve biografia, ideologia e reflexão do grupo a respeito do filósofo Thomas Hobbes.
Thomas Hobbes nasceu prematuramente, segundo ele devido à ansiedade de sua mãe, em 1588, filho de um vigário anglicano e acabou sendo criado por seu tio, irmão mais velho e seu pai. Foi secretário de um dos pais da moderna noção de ciência, Francis Bacon. Embora seus primeiros interesses intelectuais de Hobbes tenham sido as ciências exatas, passou a se considerar somente filósofo, sendo notável como seus estudos no campo das ciências exatas refletiram em sua obra político-jurídica, uma vez que Hobbes mostra a natureza humana de forma mecanicista e o Estado apenas mero artefato, desprovido de significação ética.
Dentre as tantas viagens realizadas, o filósofo pôde ter contato com grandes pensadores como Galileu, Mersenne, e Descartes. Obra antecessora de o Leviatã, e considerada até como um ensaio para tal, “Do Cidadão”, tratava da organização social, contendo o essencial de sua doutrina, abordando filosofia civil, ou seja política.
Defendia o absolutismo e o regime monárquico com fundamento no Direito Divino, mas não afastando a forma republicana.
Morreu em 1679 aos 91 anos.
Junto com Aristóteles e Kant, é considerado imprescindível para a compreensão do pensamento relacionado à ética, à moral e à filosofia do Direito.
Sua mais importante obra não só para sua época, como também para a posteridade, é o