Comportamento organizacional
COMPLEMENTAÇÃO AO PLT, POIS ESTÁ NO PEA E ATPS =
- ORIGENS DO DO
O movimento de DO surgiu a partir de 1962 como um conjunto de idéias a respeito do homem, da organização e do ambiente, no sentido de facilitar o crescimento e o desenvolvimento das organizações. No sentido restrito, o DO é um desdobramento prático e operacional da Teoria Comportamental em direção à abordagem sistêmica. Não se trata de uma teoria administrativa propriamente dita, mas de um movimento congregando vários autores no sentido de aplicar as ciências do comportamento - e principalmente a teoria comportamental - na Administração. A maioria desses autores é constituída de consultores que se especializaram em DO.
- As origens do DO são atribuídas a vários fatores, a saber:
- A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas, cada qual trazendo uma abordagem diferente.
- Os estudos sobre a motivação humana de monstraram a necessidade de uma nova abor dagem da Administração para interpretar a nova concepção do homem e da organização baseada na dinâmica motivacional.
- A criação do National Training Laboratory (NTL) de Bethel em 1947 e as primeiras pesquisas de laboratório sobre o comportamento de grupo.
- A publicação de um livro em 1964, por um grupo de psicólogos do National Training Laboratory, expondo suas pesquisas com:
- A pluralidade de mudanças no mundo
- A fusão de duas tendências no estudo das orga nizações: - Os estudos sobre conflitos interpessoais,
- Os modelos de DO se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.
- As Mudanças e a Organização
O conceito de DO está relacionado com os conceitos de mudança e de capacidade adaptativa da organização à mudança que ocorre no ambiente. Isso levou a um novo conceito de organização e de cultura organizacional.
A tarefa básica do DO é mudar a cultura e melhorar o clima da