Comportamento Organizacional
1- Breves considerações O objetivo deste estudo é a observação sobre a importância do impacto do comportamento organizacional humano sobre as estruturas organizacionais e os efeitos dela decorrentes.
As empresas são organizadas a partir da combinação eficiente dos recursos materiais, tecnológicos, humanos entre outros. Esta harmonia conduz a resultados esperados, por isso , a relevância da observação atenta do administrador para garantir a máxima eficácia da utilização de cada um destes elementos.
Este estudo sistemático do comportamento humano, consistente no exame cuidadoso de atitudes e posturas dos indivíduos engajados na estrutura organizacional, foca primordialmente a conquista e a garantia de sucesso na escala de produção, redução do absenteísmo e do “turnover” ( rotatividade ) .
2- FINALIDADE
Essas finalidades comportam identificar causas e razões que propiciam determinados fatos, acontecimentos ou fenômenos que interfiram positiva ou negativamente nos processos da empresa. A partir deste conhecimento, é possível identificar falhas e corrigi-las, atitudes positivas que mereçam replicação e multiplicação, prevenção pela previsão de provável acontecimento futuro baseada na cognição de atitudes tendenciosas e presentes, esforço de controle sobre o ajustamento de conduta dos indivíduos.
3- AS CIENCIAS COMO INSTRUMENTAÇÃO E O HOMEM COMO OBJETO
Por estas razões, fica cada vez mais clara a necessidade que tem os administradores de buscarem uma sólida formação nas ciências sociais. O homem como objeto de estudo, tem merecido relevante destaque nas mais variadas ciências, assim, conceitos sobre psicologia, social, sociologia, antropológica e outras, combinadas com as técnicas de administração transformam-se em extraordinária ferramenta para manter o controle sobre determinado grupo de indivíduos.