Comportamento organizacional
Idalberto Chiavenato – Motivação, Herzberg – A teoria dos dois fatores e Lawler ||| - Teoria da expectação
Stephen Robbins - Motivação, irei explorar as teorias de Maslow – Hieraquia das necessidades e McGregor – Teoria X e Teoria Y
Motivação - Robbins
Segundo Stephen Robbins ,motivação é o quanto você se esforçar para atingir um objetivo.
Ele sita 3 elementos-chave para definir motivação, intensidade, direção e persistência.
Intensidade seria o esforço gasto por uma pessoa para alcançar uma meta. Direção seria este tempo em beneficio à organização. Persistência é por quanto tempo essa pessoa consegue manter seu esforço.
Quanto à isso, fica claro que uma pessoa motivada, se matem em suas tarefas até que suas metas sejam atingidas.
Robbins cita algumas teorias sobre motivação, dentre elas uma das mais conhecidas, a teoria das necessidades, de Abraham Maslow.
Maslow crê que dentro de cada ser humano há uma hierarquia de necessidades:
1° Fisiológicas: São de um nível mais baixo, mas são de extrema importância, são referentes a fome, sede, repouso, dentre outras necessidades corporais.
2° Segurança: Referente as necessidades humanas, segurança, com relação a proteção de ameaça ou privação, fuga ao perigo, etc.
3° Sociais: Referente a amizades, afeto, amor, participação e aceitação, pertencer a algum grupo.
4° Estima: Seria uma autoavaliação, Referente a autoconfiança, necesidades de aprovação e respeito, status, prestigio e consideração. Confiança, autonomia, dependência e adequação, perante todos.
5° Auto-realização: O topo da hierarquia, é a tendência que a pessoa tem em tornar-se sempre mais e o dever de ser tudo o que pode ser. Tem relação com o próprio potencial e o autodesenvolvimento continuo.