Comportamento organizacional
Apesar de não ter tantas evidências empíricas os gestores confirmam a existência positiva entre satisfação no trabalho e desempenho. Um estudo conduzido por Judge sugere que a relação positiva entre satisfação-desempenho existe. Satisfação: é o grau de bem-estar vivido no trabalho ou na situação de trabalho, ou segundo Locke, o estado emocional positivo resultante da avaliação do trabalho ou das experiências por ele proporcionadas. Estas definições incluem componentes afetivas e cognitivas.
Afectos e Cognições: aquilo que é fator de satisfação num momento pode deixar de sê-lo em outro.
A Interação entre o indivíduo e as características/condições do trabalho.
* Importa saber se as características individuais são determinantes da satisfação do trabalho, se são as características do trabalho ou se é uma conjugação de ambas.
Três tipos de antecedentes: diferentes variáveis são usadas para explicar a satisfação, que são as Políticas e práticas da organização, as Características da função e as Características individuais. Modelos Centrados no indivíduo: apontam para a insuficiência da relação de fatores pessoais com o nível de satisfação.
¨ Modelo dos efeitos pessoais específicos: tentam fazer a relação direta entre as características pessoais e o nível de satisfação, mas sem comprovação empírica relevante. Alguns dados sugerem que as pessoas com maior inteligência emocional denotam níveis mais elevados de satisfação com a vida. Muitas vezes, não porque a inteligência emocional cause diretamente a satisfação, mas porque gera efeitos que produzem satisfação.
¨ Modelos dos efeitos pessoais inespecíficos: procura determinar qual a influência das variáveis pessoais na satisfação, sem determinar quais são elas. Modelos Centrados nas Situações: preconizam que as características da situação são a principal determinante da satisfação percebida.
¨ Clima