Comportamento Organizacional
Teoria Comportamental - acredita-se no aprendizado por estímulo e resposta. O ambiente externo influencia. Aprendizado, Observamos, Incorporamos e Repetimos isso na vida.
A sociedade antiga não aceitava críticas. Os indivíduos aprendiam e trabalhavam, sem questionar nada. Mas hoje, acredita-se que o processo educacional deve ser ampliado para buscar o autodesenvolvimento. A organização deve estar relacionada ao todo: não adianta o setor tecnológico, por ex., ser bem desenvolvido, enquanto o setor administrativo não estimula o trabalho e bom desempenho na empresa.
Antigamente, o Modelo era Burocrático: sem espaço para autonomia, regras e diretrizes já pré determinadas (formalismo, impessoalidade e profissionalismo).
Hoje, a Organização Contemporânea: acontece a partilha, a colaboração, a confiança, autoridade por conhecimento. Isso entra em conflito com o Modelo Burocrático.
Tudo isso serve para avaliar os problemas existentes na empresa.
As maiores teorias da educação - Hexagrama Síntese:
* Alfred North Whitehead - a informação só é boa quando é útil - princípio da utilidade da educação.
* Howard Gardner - Princípio das Inteligências Múltiplas - cada um aprende à sua maneira. Esta teoria foi de encontro aos testes de QI, não é possível tratar todos numa dimensão única de inteligência.
* Paulo Freire - o aluno não pode ser como um banco, como um depósito, onde o professor somente deposita o conhecimento. A educação deve despertar o olhar crítico, o questionamento.
* Peter Senge - a capacidade de criar seu próprio futuro. Organizar (domínio pessoal, modelos mentais, visão compartilhada e pensamento sistêmico) para se ter o aprendizado.
* Daniel Goleman - defende a teoria de que a emoção ajuda no aprendizado, indo de encontro com o que se acreditava, de que a racionalidade do pensamento reinava e que a emoção atrapalhava os estudos.
* Sócrates -