Comportamento Organizacional
Hoje em dia tornou-se indispensável voltar o olhar para a forma como as organizações se relacionam com seus colaboradores. Através do entendimento do Comportamento Organizacional, podem-se desenvolver habilidades que permitam que os funcionários de uma empresa sejam a mola propulsora da inovação e da mudança ou uma barreira poderosa contra elas.
A comunicação dentro das organizações é um dos fatores fundamentais para se alcançar bons resultados. Deve-se entender como comunicação, a habilidade de se fazer entender e não apenas a emissão de uma informação.
Através de um líder que conheça o comportamento organizacional, saiba estimular e motivar pessoas, incentive os colaboradores a expor seus pontos de vista dando abertura para que os mesmos estejam em sintonia com as estratégias da organização, a empresa consegue, assim, atingir plenamente seus objetivos, quando as tarefas que a mesma tem que desempenhar é realizado com eficácia e eficiência.
A eficiência envolve a forma com que uma atividade é feita, enquanto a eficácia se refere ao resultado da mesma.
1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
As organizações se empenham em agrupar de forma harmoniosa os diferentes comportamentos de seus indivíduos e dos impactos dentro do ambiente de uma empresa. São adaptações das diferentes ações e atitudes dos indivíduos que, organizadas, promovem a integração com foco nos objetivos para uma boa produtividade. Com propósito de explicar, prever e controlar o comportamento humano de maneira eficaz para a organização, o estudo do Comportamento Organizacional é a base para uma efetiva gestão. Estudar o grupo de modo a conhecer os fatores que influenciam nas ações do mesmo (como suas necessidades e atividades) contribui para um eficiente desempenho, proporcionando o alcance dos objetivos e metas. Para tanto, é necessário entender as limitações, cultura, ambiente, habilidades interpessoais e realizar o planejamento das ações