Comportamento organizacional
Comportamento Organizacional
O Comportamento Organizacional preocupa se com o estudo do
Comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”
A Cultura organizacional influencia fortemente no gerenciamento das organizações. No momento em que estamos vivendo, as empresas necessitam se adaptar e estar atentas às rápidas transformações e também antecipar-se às mudanças ambientais, onde as pessoas recebem influências do ambiente externo, assim como influenciam o ambiente interno da organização.
Além disso, ela oferece uma dinâmica positiva à consolidação da ética convencionada pela organização, estabelecendo princípios, valores e crenças essenciais para a inteligência competitiva.
PALAVRAS-CHAVES: Cultura organizacional; Socialização; Modelo da curva de crescimento; Desenvolvimento Organizacional; Mudança organizacional em larga escala; Administração da Qualidade Total.
De acordo com a atual dinâmica global, torna-se requisito fundamental a gerência da cultura organizacional para que as instituições estejam sempre aptas a serem competitivas suficientemente para manter sua sobrevivência e prosperidade.
O mundo contemporâneo se transforma rapidamente, com o avanço da tecnologia e o processo de evolução, onde as organizações devem se antecipar prevendo mudanças e se tornarem ainda mais flexíveis. Desta forma, elementos culturais são de suma importância para a percepção e sua conseqüente gestão, na medida em que sua compreensão auxilia a adequá-la neste contexto.
A consciência da cultura organizacional facilita na construção de mecanismos para controlar e manipular seu funcionamento, ajustando-se as alterações ambientais. O