Genética
TRABALHO
DE
BIOLOGIA
Nome: Dayane Sampaio Rezende
Professor: Luiz Henrique
Data: 07/12/2011
Introdução:
A genética é a parte da Biologia que estuda as leis da hereditariedade, ou seja, como as informações dos genes são transmitidas de pais para filhos através das gerações. É através deste estudo que várias técnicas puderam se desenvolver e conquistar espaço dentro da ciência.
Percebemos, nas últimas décadas que temos assistido a um grande avanço científico e tecnológico na área da genética que tem, por isso mesmo, conquistado um lugar de destaque entre as várias disciplinas científicas. Assim, este ramo torna-se cada vez mais importante na sociedade atual, uma vez que constrói melhorias a diversos níveis e possibilita uma intervenção em várias áreas.
[pic]
SAÚDE
A nível da saúde, a produção de substâncias a partir de ADN recombinante implantado em organismos hospedeiros permite a não utilização dessas mesmas substâncias de origem animal. Um dos casos em que esta situação se tornou mais útil, foi o da insulina administrada a insulino-dependentes que, antes de ser produzida geneticamente, era de origem suína, originando, por este motivo, alguma incompatibilidade e alergias nos doentes.
- Diagnóstico Genético
O diagnóstico genético é uma das possibilidades do acompanhamento pré-natal, capaz de identificar e mapear os cromossomas do feto, a fim de detectar alterações que possam originar mais formações estruturais do bebe, assim como doenças genéticas mais raras. Atualmente já existem vários testes genéticos capazes de predizer com facilidade a incidência de desordens causadas por um só gene. No entanto, são poucos os testes para doenças causadas por mutações em vários genes ou patologias provocadas pela interação dos genes de um indivíduo e o seu estilo de vida e/ou ambiente.