Capacidade de campo
GILSON LOPES SANTIAGO
RODRIGO NOBRE SANTANA
WILLYAN CALDEIRA CORTE
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CAMPO PELO MÉTODO DA BACIA DE SATURAÇÃO
JANUÁRIA - MG
MAIO/2012
FERNANDA RIBEIRO LIMA
GILSON LOPES SANTIAGO
RODRIGO NOBRE SANTANA
WILLYAN CALDEIRA CORTE
RELATÓRIO AULA PRÁTICA: DETERMINAÇÃO DA CAPACIDADE DE CAMPO PELO MÉTODO DA BACIA DE SATURAÇÃO
Trabalho apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte De Minas Gerais – Campus Januária como parte das exigências para avaliação de nota parcial da disciplina de Relação Água-Clima-Solo-Planta do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental ministrada pelo professor José Alberto Alves de Souza.
JANUÁRIA - MG
MAIO/2012
RESUMO
O trabalho aqui apresentado foi realizado numa área experimental do IFNMG, onde está implantada uma cultura de banana irrigada por micro-aspersão, objetivando a determinação da capacidade de campo (CC) através do método da bacia de saturação. Durante três dias foram coletadas amostras de solo nas profundidades de 0-20 cm e 20-40 cm, com auxílio de trado tipo rosca, para que fossem obtidos dados suficientes para a determinação da capacidade de campo e no quarto dia utilizando o trado Ulhand para determinação do peso específico do solo (ρ).
1 – INTRODUÇÃO
A irrigação é uma técnica de produção agrícola necessária em todas as regiões, logo, é preciso utilizar um volume de água que muita das vezes é grande. E um dos desafios dos engenheiros agrícola é desenvolver melhoria e métodos para evitar esse desperdício. Sendo assim necessário conhecer a capacidade de campo, umidade do solo, ponto de murcha e etc.
A umidade de um solo esta relacionada ao volume de água nele armazenado. Logo, é de grande importância conhecer a umidade do solo para saber a disponibilidade de água e principalmente saber a quantidade de água a se usada na irrigação, alem de outras finalidades da umidade.
Já a capacidade de campo e a água