Comportamento Organizacional
POLO BAURU
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL PROFª YAEKO OSAKI
PROFª ROSELI BENETTI JALORETTO
Bauru, 23 de abril de 2013.
INTRODUÇÃO
Sabemos que administrar uma empresa atualmente requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia como planejar, organizar, dirigir e controlar.
Para se administrar com sucesso, à compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho é essencial na organização, e com base nesse estudo trabalha o Comportamento Organizacional, que investiga desde a percepção e a atitude das pessoas até suas relações com a liderança e poder.
Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes, cada pessoa tem uma personalidade própria, que é formada ao longo de seu desenvolvimento e que se expressa através de seus comportamentos, sendo assim, as organizações também apresentam uma cultura que conduz seus indivíduos, a se comportarem dentro de certos padrões de condutas comportamentais, que expressam os princípios, normas e os valores da organização.
O ser humano é papel determinante do sucesso ou fracasso organizacional, pois é através de sua competência e suas atitudes que as empresas criam diferenciais que lhes concede vantagem competitiva. Nas empresas, a compreensão do trabalhador e suas ações são de suma importância para os gestores, sabendo que através deste que se consegue compreender o movimento dos grupos e a dinâmica organizacional.
É essencial que as empresas incentivem seus funcionários a apresentar suas idéias, seus pontos de vista e a buscar sintonia com as estratégias das organizações através de diálogo e exposição de seus valores pessoais, assim a organização passará a lidar com as diferenças, formando então uma base para o crescimento coletivo,