Karl Marx
Marx foi eleito o maior filósofo de todos os tempos. Além disso, Marx é normalmente citado, juntamente com Émile Durkheim e Max Weber, como um dos três principais arquitetos da sociologia moderna. Ainda em outro campo, a obra de Marx sobre economia lançou as bases para a compreensão atual do trabalho e de sua relação com o capital, muito influenciando o pensamento econômico subseqüente.
Marx foi expulso da maior parte dos países europeus devido ele ser bastante radical. Em 1840 ele levantou a bandeira do socialismo, segundo ele o sistema capitalista era o principal responsável pela pobreza, desigualdade. Defensor dos trabalhadores ele fazia de tudo para que o sistema capitalista caísse, e diminuir a exploração.
Marx tinha suas teorias sobre a sociedade, a economia e a política - conhecidas coletivamente como marxismo - afirmam que as sociedades humanas progridem através da luta de classes: um conflito entre a classe burguesa que controla a produção e um proletariado que fornece a mão de obra para a produção. Ele chamou o capitalismo de "a ditadura da burguesia", acreditando que seja executada pelas classes