Comportamento Organizacional
Antecipar-se as consequências dos transtornos, com o objetivo de neutralizá-los e contribuir para manter ou ampliar o nível de produtividade dos profissionais, sem perda da qualidade de vida.
2. Cite os sinais que acompanham a instalação dos transtornos depressivos?
Deterioração da capacidade de comunicar-se; Redução da iniciativa; Crescente isolamento; Incapacidade de reagir; Aumento da ansiedade perante as ameaças normais do meio ambiente.
3. Que transtornos observaram, nas organizações, decorrentes do uso do álcool? Absenteísmo; Acidentes de trabalho; Acidentes de trajeto; Queixas diversas em relação à saúde; Aumento de falhas na execução das tarefas; Redução de produtividade; Conflitos com colegas, superiores e clientes.
4. Que ações podem reduzir as situações geradoras de ansiedade? Melhoria da tecnologia utilizada na comunicação; Melhorias na comunicação interna; Melhoria das mensagens; Melhoria nos comportamentos.
5. Quais as diferentes origens do estresse?
Frustação; Conflitos;
Mudanças; Pressões.
6. Que custos os transtornos mentais geram nas organizações?
Redução da produtividade; Conflitos interpessoais; Aumento do custo de vida.
7. Qual o papel do administrador em relação aos transtornos mentais nas organizações?
Ao administrador não cabe realizar qualquer diagnóstico! Dele espera-se: Compreensão; Aquisição de conhecimentos mínimos sobre transtornos mentais; Percepção.
8. Discuta com seu colega ações que exemplifique o papel do administrador:
O papel do administrar é ter percepção para identificar os funcionários que passam por transtornos mentais, e tendo o mínimo de conhecimento para auxilia-lo possíveis tratamentos.
6. Que custos os transtornos mentais geram nas organizações?
Redução da produtividade; Conflitos interpessoais; Aumento do custo de vida.
7. Qual o papel do administrador em relação aos transtornos