Entenda a relação entre memória, aprendizado
Todo nosso aprendizado depende intimamente da memória. Não aprendemos nada sem ela. A memória está presente em todas as funções da mente humana. A aprendizagem trata-se do primeiro estágio da memória, ou seja, é a fase da aquisição de informações a serem memorizadas.
A memória sensorial que é a memória dos sentidos, como a memória auditiva, memória visual são as principais para o aprendizado. Todas as informações entram pelos nossos sentidos. Aprendizado é um processo sensório-perceptivo, trata-se de um registro de informações através dos sentidos e consequente armazenamento e tratamento das informações que se transformam em conhecimentos. Desta forma, a memória sensorial é a chamada memória primária. A memória auxilia na aquisição e armazenamento de conhecimentos para o indivíduo pensar e agir sobre o ambiente.
Todas a habilidades que temos para desempenhar tarefas no dia-a-dia são capacidades ou competências que adquirimos com algum tipo de aprendizado. Tudo na vida é aprendido. A aprendizagem envolve percepção, decodificação, comparação e memorização, e se dá por meio das nossas práticas sociais e culturais. É através das nossas ações e da organização social que nós nos desenvolvemos, utilizando instrumentos para manipular objetos, se adaptar e assegurar nossa sobrevivência.
A manipulação de instrumentos e ferramentas nos permite adquirir experiências e conhecimentos do mundo que são armazenados na nossa memória de curto prazo, ou seja, nossa memória para informações mais provisórias e depois transferidas para a memória de longo prazo, isto é quando as informações são tratadas, reformuladas e armazenadas numa memória mais permanente.
O aprendizado pode se dar de maneira explícita ou implícita. O aprendizado explícito envolve evocação de palavras, já o aprendizado implícito não envolve a declaração, a enunciação daquilo que você está aprendendo ou aprendeu. A memória operacional, que é a memória de