Resumo psico desenvolvimento
A terceira idade não precisa necessariamente vir acompanhada de doenças, porém há um desgaste natural do corpo em que ocorre uma diminuição dos sentidos, ocorrem também mudanças físicas, psíquicas e sociais. É um processo normal de envelhecimento chamado de senescência, este inclui a diminuição da visão, da audição e da locomoção, problemas digestivos e alguma perda de memória, quando este declínio resulta em perdas patológicas ou invalidez caracteriza um processo demencial. Existem algumas doenças que são mais comuns da terceira idade como a arteriosclerose, demência senil, Alzheimer, e a doença de Parkinson e estas exigem uma conduta diferenciada por parte dos familiares e cuidadores.
Demência:
A senilidade é relativa à velhice, senil, segundo o dicionário é “da velhice, ou relativo a ela ou aos velhos, próprio da velhice, muito velho, decrépito.” Os médicos afirmam que ser senil é estar velho, porém popularmente ser senil tem uma conotação patológica, sugerindo demência.
Segundo Kastenbaum (1981), senilidade é o desgaste natural que vai ocorrendo no ser humano, iniciando-se por volta dos 50 anos e acentuando-se a partir dos 65. Porém há pessoas que apresentam estes sinais muito após os 65 anos.
A demência se caracteriza pelas alterações de raciocínio, como a perda da capacidade de abstração e a repetição contínua de idéias, com o tempo o velho pode começar a repetir apenas uma palavra sem a capacidade de formular uma frase inteira, ocorre também a perda gradual da memória, a pessoa em processo demencial pode lembrar-se do que aconteceu há muitos anos mas esquecer o que aconteceu no dia anterior, isto ocorre pela incapacidade de concentração o que impede de registrar os fatos na memória.
As causas mais comuns da demência são a doença de Alzheimer e as chamadas demências vasculares, estes são um processo degenerativo cerebral, podendo levar a morte. Isto ocorre pois há uma falta de