Psicohigiene
Os aspectos psicológicos da saúde e da doença como fenômenos sociais e coletivos. psicoterápica = doente e cura atividade da psico-higiene=população sadia e promoção da saúde
O psicólogo clínico deve ser habilitado a desenvolver um processo psicoterápico, mas do ponto de vista social, não pode se limitar a terapêutica individual.
Bleger afirma que em psicologia institucional, o psicólogo pode se ocupar de uma parte dela, mas sempre em função da totalidade e o mesmo deve considerar a diferença entre psicologia institucional e o trabalho psicológico em uma instituição.
Bleger critica a falsa crença da organização ótima e necessária, como na medicina.
A higiene mental é um ramo da saúde pública e deve ser encarada em concordância com a organização de modo que não se posso desvincular uma da outra.
Objetivos da higiene mental: “fazer algo pelo doente mental’’
Alguns Objetivos: Melhores hospitais e aumento da possibilidade da cura.
Diagnósticos mais precoces da doença, diminuindo a internação. prevenção de doenças mentais antes que faça sua aparição.
Reintegração do paciente a uma vida normal na sociedade.
Indivíduos como total e não como individual.
Ser humano como totalidade nas situações concretas e nos seus vínculos interpessoais (presentes e passados).
Não apenas a ausência da doença e sim o desenvolvimento pleno dos indivíduos e da comunidade total.
A higiene compreende o conjunto de técnicas e conhecimentos para desenvolver a saúde. Outro objetivo da psico-higiene consiste em não esperar que a pessoa doente venha consultar, e sim em sair e tratar dos processos psicológicos que afetam a estrutura da personalidade e as relações sociais.
A psico- higiene cuida da saúde das pessoas da instituição problemas e conflitos.
Toda empresa o