Treinamento em gestão do conhecimento
FACULDADE DE GESTÃO E NEGÓCIOS
GESTÃO DO CONHECIMENTO – UM TREINAMENTO PARA JOVENS LÍDERES
DAIANE PRADO
DENIS REIS
FERNANDA PIRES
GUILHERE MANIGLIA
LUCAS CORDEIRO
MARIANE CRUZ
RENATO ZANQUETTIM
Uberlândia
2012 1. Introdução
Com o levantamento da necessidade de aprimorar a gestão do conhecimento, foram propostas três dimensões principais para serem trabalhadas: planejamento e estratégia, aprendizagem, organização. O objetivo de treinar os profissionais em cada dimensão é propiciar o desenvolvimento da Gestão do Conhecimento. O treinamento foi elaborado e segmentado com base nestas três dimensões.
2. Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT)
Segundo Chiavenato (2004), esta etapa vai diagnosticar as necessidades e carências, estabelecendo um diagnóstico preliminar dos problemas a serem removidos por meio do treinamento. O levantamento pode ocorrer em três níveis de analise:
a. Organizacional – envolve a análise dos objetivos e as necessidades globais de competências e habilidades, para estabelecer a estratégia de treinamento das pessoas. Este foi o primeiro filtro utilizado, foi realizada uma pesquisa inicial de como seria o gestor do futuro.
b. Departamental - envolve a analise de cada área como um subsistema, verificando os objetivos departamentais. Utilizando a analise departamental foi efetuada através de votação a escolha dos temas que anteriormente haviam sido expostos pelos alunos. O tema que iremos abordar será a gestão do conhecimento.
c. Tarefas e operações- envolve a analise das tarefas e operações do cargo. O terceiro filtro foi realizado através de questionário, pesquisaram-se entre os alunos quais operações e tarefas referentes à gestão do conhecimento, teriam maior dificuldade e necessariamente precisariam de treinamento.
Após a avaliação dos três níveis de analise de levantamento das necessidades de treinamento. Chegou-se a conclusão que o treinamento deve ser realizado nos três