Artigo Dante 2 Desenvolvimento
Dante Girardi
Resumo
Este artigo teve como objetivo apresentar as práticas de Desenvolvimento de Pessoas nas indústrias catarinenses de grande porte e o seu papel na criação e no desenvolvimento do conhecimento organizacional. A metodologia seguiu a linha da pesquisa qualitativa, descritiva e aplicada. Sete das maiores indústrias de Santa Catarina em número de colaboradores foram pesquisadas por meio de entrevistas. Os dados foram analisados pela técnica de análise de conteúdo. Também foi utilizada a pesquisa documental. De acordo com os resultados obtidos, observou-se na maioria das empresas estudadas, a descentralização da Gestão de Pessoas e do processo de Desenvolvimento, sendo este uma das principais estratégias adotadas por essas empresas, configurando-se como aspecto essencial para a vantagem competitiva e para geração de conhecimento.
Palavras-Chave: Conhecimento. Criação do Conhecimento. Gestão de Pessoas. Desenvolvimento de Pessoas. Competitividade.
1 INTRODUÇÃO
O conhecimento é o principal elemento de competitividade das organizações, a criação de conhecimento gera inovação e vantagem competitiva (NONAKA; TAKEUCHI, 1997). As pessoas são os elementos centrais da competitividade das organizações, pois são fontes de conhecimento e agregam experiências, esforços e inteligência para a realização dos objetivos organizacionais.
Os anos 90 marcaram a ênfase ao conhecimento como gerador de valor e mudança nas organizações (NONAKA; TAKEUCHI, 1997), por meio do desenvolvimento da capacidade de aprender (GEUS, 1999). Desde então, o conhecimento vem se consolidando como fator de extrema relevância para a inovação e a competitividade organizacional.
Conhecimento é a informação contextualizada, se desenvolve na mente do indivíduo, entretanto pode assumir forma física e ter caráter organizacional (MOREIRA, 2005), é uma “crença verdadeira justificada”, tendo