Desenvolvimento de pessoas
A administração de recursos humanos, atualmente chamada de gestão de pessoas no Brasil, dentro de uma organização é a área responsável pela administração do pessoal, isto é, uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.
Nas últimas décadas ocorreu um crescimento muito grande da atuação dessa área dentro das empresas, devido a uma mudança no modo de ver e entender as organizações. A partir do momento que os recursos humanos (empregados e demais colaboradores) passaram a ser vistos como parte fundamental e integrada do sucesso da organização, a gestão de pessoas ganhou uma importância significativa dentro das empresas.
A visão de que não são somente os empregados que dependem da empresa, pelo contrário, as empresas que dependem do esforço e do bom trabalho dos empregados para alcançarem seus objetivos, e de que o desempenho desses empregados está de certa forma relacionado com a satisfação destes, levou organizações de todos os ramos a considerarem de suma importância a elaboração de um planejamento voltado para administrar da melhor forma possível todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a produtividade dessas organizações.
A percepção da importância dos recursos humanos dentro de uma organização, assim como a busca por um planejamento da administração desses recursos, resultou na definição de seis processos de gestão de pessoas voltados a administrar desde a inclusão de pessoas na organização (contratação de novos funcionários), até a manutenção e monitoramento dessas pessoas (funcionários).
O processo de desenvolver pessoas é um dos seis processos de gestão de pessoas (GP). E assim como todos os outros cinco processos está voltado a buscar um melhor aproveitamento dos recursos humanos dentro de uma organização. Desenvolver pessoas é um processo que consiste basicamente em treinar pessoas gerando novos