As demonstrações contábeis
A Lei das Sociedades por Ações (Lei n° 6.404) determina a estrutura básica das seguintes demonstrações financeiras.
• Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial é uma demonstração que tem por objetivo expor a situação financeira e patrimonial de uma entidade em um determinado período.O balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e passivos (exigibilidades e obrigações) e o patrimônio líquido que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.
• Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
A DRE evidencia a formação do resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência, a DRE irá oferecer uma síntese econômica dos resultados operacionais de uma empresa em determinado período. É através desse demonstrativo que se constata a maneira pela qual o lucro ou o prejuízo foi alcançado.
Com o resultado obtido no DRE o gestor irá tomar as decisões necessárias com intuito de preservar a alta sustentabilidade organizacional.
• Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
Neste demonstrativo vamos verificar as modificações transcorridas no grupo do patrimônio liquido como na estática patrimonial.
• Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR)
Através desse demonstrativo verificam-se as variações transcorridas por CCL=AC-PC. Teremos origens de recursos quando as variações vivenciadas no CCL forem positivas sendo que no sentido inverso, ou seja, negativas representarão aplicação de recursos.
• Demonstração de Lucros e Prejuízos acumulados ( DLPA)
Nesta demonstração constatam-se as modificações existentes na conta de lucros e prejuízos acumulados e que por sua vez, impactarão no grupo capital próprio.
O lucro caracteriza-se como fonte adicional do grupo do patrimonia líquido e o prejuízo irá diminuí-lo.
• Notas explicativas
Referem-se aos fatos relevantes que através destas notas