Comportamento Organizacional
Resposta
Resposta Selecionada:
Esquizofrenia, psicose maníaca-depressiva e paranóias; Resposta Correta:
Esquizofrenia, psicose maníaca-depressiva e paranóias; Feedback da resposta: Alternativa “A”, pois a psicose é um termo genérico que designa doenças mentais. A paranóia é uma psicose que se caracteriza por delírios de perseguição ou de grandeza. O delírio pode ser definido como uma perturbação mental de duração relativamente curta e acompanhada de alucinações, excitação mental e inquietude física.
Já a esquizofrenia caracteriza-se pelo afastamento da realidade. O indivíduo centraliza-se em si mesmo, em seu mundo interno, em seu mundo de fantasias, apresentando um quadro de deterioração intelectual e afetiva, pois há uma desagregação do pensamento, da ação e da afetividade. Na psicose maníaco-depressiva há oscilação entre o estado de extrema euforia (mania) e estados depressivos (melancolia). Desta forma os tipos de psicoses são três: esquizofrenia, psicose maníaca-depressiva e paranóias. É importante ao administrador saber reconhecer os tipos de doenças mentais que podem ocorrer no meio organizacional.
Quando os alunos avaliam seus professores, eles podem dar mais evidência a um único traço, como entusiamo, e deixar que a sua avaliação seja totalmente induzida por esta característica. Assim, um professor pode ser calmo, seguro, competente e altamente qualificado, mas se seu estilo não tiver entusiasmo, os alunos lhe darão uma nota baixa. Obviamente, os alunos permitem que um único traço influencie a impressão geral do profissional julgado.