Abertura de Sacolão
SACOLÃO
Idéias de Negócio
A Idéia de Negócio é um material meramente informativo acerca dos empreendimentos existentes no segmento correspondente ao seu título. Os dados apresentados são extraídos de publicações técnicas e, em linhas gerais, não têm a pretensão de ser um guia para a implementação dos respectivos negócios. É destinada apenas à apresentação de um panorama da atividade ao futuro empresário, que poderá enriquecer suas idéias com as informações apresentadas, mas carecerá de um estudo mais detalhado e específico para a implementação do seu empreendimento, este material ajudará você a conhecer a atividade escolhida.
COMO MONTAR UM SACOLÃO
(Fonte: SEBRAE/MG)
O negócio
As tradicionais feiras livres estão perdendo espaço para grandes lojas, que ficam abertas de domingo a domingo e permitem aos compradores encher as sacolas com verduras, frutas e legumes, dos tipos mais variados, sem se preocupar com o custo por unidade ou por dúzia. Na saída, pagam um preço único por tudo, calculado pelo peso. O "sacolão" ou "quilão" vem renovando o varejo de hortifrutigranjeiros e, em algumas cidades, faz concorrência direta com as feiras livres itinerantes.
Normalmente, a clientela do sacolão é formada por donas de casa que moram próximo ao estabelecimento e tende a ser assídua e fiel. Mas fique atento aos centros comerciais, pois se o sacolão causar uma boa impressão existe um grande número de pessoas que preferem fazer compras durante a semana e em locais próximos ao local de trabalho. Outro público interessante são os donos de pequenos restaurantes e pessoas que fornecem marmitex.
O empreendedor deve ficar atento à qualidade dos produtos vendidos e, principalmente, ter bom senso para determinar a política de compras e de pagamentos. Ele precisa saber lidar com os produtos de entressafra, oferecendo à clientela produtos de época, normalmente mais baratos.
Saiba escolher seus fornecedores, procure conhecer a central de