Comportamento Organizacional
A compreensão do comportamento individual começa com uma revisão das principais contribuições da psicologia para a disciplina comportamento organizacional. Essas contribuições foram divididas em quatro conceitos: valores, atitudes, percepção e aprendizagem.
VALORES
A pena de morte é uma coisa certa ou errada? Se uma pessoa gosta de poder, isso é bom ou ruim? As respostas a essas perguntas envolvem critérios de valor. Alguns podem defender a pena de morte, argumentando que é a punição adequada para crimes como homicídio ou traição. Por outro lado, outros vão argumentar, com a mesma veemência, que o Estado não tem o direito de tirar a vida dos cidadãos.
Os valores representam convicções básicas de que "um modo específico de conduta ou de valores finais é individual ou socialmente preferível a um modo oposto". Eles contêm um elemento de julgamento, baseado no que um indivíduo acredita ser correto, ou desejável. O sistema de valores representa a hierarquização dos valores individuais. Ele é identificado pela importância relativa que atribuímos a valores como liberdade, prazer, auto-respeito, honestidade, obediência e justiça.
Tipos de valor
Podemos classificar os valores? A resposta é: "sim!". Nesta seção, examinaremos duas abordagens para o desenvolvimento da tipologia de valores.
Levantamento de valores de Rokeach Milton Rokeach criou a Rokeach Value Survey (RVS), que consiste em dois conjuntos de valores, cada qual contendo 18 itens. Um conjunto, chamado de valores terminais, contém os valores finais desejáveis. Estes se referem às metas que uma pessoa gostaria de atingir na vida. O outro conjunto, chamado de valores instrumentais, contém os modos preferenciais de comportamento, ou os meios para cumprir as metas dos valores terminais. O Quadro 2.1 mostra cada um dos conjuntos.
Valores terminais
Valores instrumentais
Uma vida confortável (próspera)
Uma vida emocionante (ativa e estimulante)
Um