comportamento organizacional
Curso: Administração
ATPS: Comportamento Organizacional
TELÊMACO BORBA
2013
Introdução
Podemos entender por Comportamento Organizacional que nada mais é do que o estudo que ajuda prever, explicar e compreender o comportamento humano nas organizações. Atualmente muitas empresas, administradores têm como foco o lucro e nada mais, esquecendo que sua empresa precisa de motivação para trabalhar com mais eficiência.
“Tente ser uma pessoa de valor, não de sucesso” (Albert Einstein). O estudo de Comportamento Organizacional traz uma nova visão podendo melhorar a qualidade e a produtividade da empresa, implementando programas de mudanças e ajudando seus funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional.
Já a eficiência significa realizar um trabalho correto, sem muitos erros, por outro lado a eficácia consiste em realizar um trabalho que atinja totalmente o resultado.
“A eficiência consiste em fazer certas as coisas e a eficácia em fazer as coisas certas.” (Peter Drucker).
Por fim, para que haja o sucesso da gestão da organização, a eficiência e a eficácia são trabalhadas juntamente para o resultado final estar de acordo com o planejamento da organização, ou seja, é necessário que o administrador seja eficiente na hora de escolher os meios para o sucesso do resultado, não esquecendo da eficácia, a qual o mesmo encontrará um modo para alcançar os objetivos.
Capítulo 1
Comportamento Organizacional – Princípios
Trata-se de uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa.
Importância das Organizações no mundo interno: as Organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano por que modelam o comportamento dos membros, pois podem influenciar as necessidades e motivos das pessoas em diferentes organizações e incentivarem a produtividade, para respostar rápidas as estratégias