Comportamento organizacional
O Comportamento Organizacional (CO) se preocupa com o estudo de como os grupos e indivíduos (com diferentes formações, personalidades, valores, histórias de vida) se comportam ante as organizações e como esses interferem nestas, numa relação em que uma parte influencia a outra diretamente.
O entendimento das questões relacionadas com o Comportamento Organizacional nunca foi tão importante para os gestores como nos dias de hoje, habilidades que em outros tempos não eram imaginadas são consideradas, agora, essenciais. As respostas de ontem já não atendem as perguntas de hoje, é preciso encontrar novas soluções para novos e velhos problemas.
Diante das adversidades que estão presentes no dia-a-dia daqueles que administram, o Comportamento Organizacional, munido de pesquisas e estudos, proporciona aos gestores um conjunto de ferramentas eficazes tanto para o alcance de resultados quanto para o desenvolvimento e a satisfação no trabalho, ajudando-os a minimizar insatisfações e criar melhores condições organizacionais para usufruir da máxima produtividade de cada um de seus colaboradores.
John A. Wagner enfatiza que o Comportamento Organizacional é dividido em vários segmentos, entre eles o comportamento micro organizacional, que procura mostrar a produtividade dos empregados, como eles sentem-se no seu local de trabalho e qual o desempenho dos cargos que eles ocupam; o comportamento meso organizacional, que procura entender o comportamento das pessoas que formam uma equipe de trabalho, baseado na comunicação, na psicologia social e da sociologia interacionista; e o comportamento macro organizacional, que procura compreender o comportamento da empresa como um todo, como resolver os seus problemas, como gerenciar suas atividades e como prepará-la para as situações que possam surgir durante sua existência.
Eduardo Soto nos mostra que Comportamento Organizacional é mais relacionado à inteligência emocional humana. Ele busca mostrar que as