Convergência em mídias
II SEMESTRE
Aluno: Rauleyle Guerra das Neves
Tutora: Agda Barbosa dos Santos
Vivemos o que alguns chamam de uma Nova Ordem Tecnológica, que começou a se formar no último decênio do século XX, com o surgimento da Internet. Essa rapidez do tempo digital veio sempre acompanhada da indústria dos dispositivos digitais, as mídias, em seus formatos tecnológicos, foram surgindo para acrescentar novas funções de comunicação. Poderíamos começar falando do rádio, da televisão e situar toda a evolução tecnológica a partir disso.
Os computadores se iniciaram como máquinas de produção digital e hoje são máquinas de comunicação, graças à Internet, significam o marco mais preciso dessa mudança na forma de comunicação.
Ainda não sabemos identificar a amplitude da influência da integração das mídias sobre as atitudes, costumes e ações das pessoas pertencentes a uma sociedade. Porém, sabemos que a convergência das mídias influencia nossos modos de ser, estar, agir e se comunicar no mundo.
Convergência tecnológica é um termo empregado em diferentes setores de atividades, tais como comunicação, computação, telecomunicações e outros, com o intuito de designar o uso de uma única infraestrutura tecnológica para fornecer acesso a informações, aplicações e serviços, os quais requeriam originalmente equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes.
A nova mídia digital será cada vez mais, constituída pela convergência e interação midiática, abandonando o conceito tradicional de mídia segmentada, ou seja, de um meio para cada tipo de mídia.
Esses aspectos da convergência tecnológica estão operando uma verdadeira revolução em nossas vidas, e as transformações mais importantes talvez estejam relacionadas à superação das limitações das mídias tomadas isoladamente, à complementaridade de uma linguagem midiática por outra(s) e, principalmente, à mudança de foco, priorizando a mensagem e o