Convergência de Mídias
Estamos na era da internet e com ela vivenciamos uma nova forma de nos comunicarmos e nos relacionarmos com as coisas e as pessoas e assim vemos surgir novas configurações da vida social, econômica, política e cultural. Esta é a Nova Ordem Tecnológica, que começou a se formar no último decênio do século XX, com o surgimento da Internet que se acentua em nossos dias atuais pela forma diferenciada de estabelecermos comunicação e de gerenciarmos informação.
Foi o avanço rápido das tecnologias de comunicação e de informação que tornaram também rápida nossa conexão com o mundo. Mas essa rapidez do tempo digital veio sempre acompanhada da indústria dos dispositivos digitais; e as mídias, em seus formatos tecnológicos, foram surgindo para acrescentar novas funções de comunicação.
CONVERGÊNCIA DE MÍDIAS: O QUE É?
O conceito de convergência, no dicionário, nos ajuda a entendermos o termo convergência das mídias já que convergência significa interação. Nesse caso especifico significa a interação entre dispositivos. A convergência tecnológica e midiática significa a integração entre as telecomunicações, os computadores e os tradicionais meios de comunicação em um único artefato. Foi-se o tempo que havia uma máquina para cada atividade, seja ela para uso privado ou profissional. Hoje elas convergem em funções e atividades, sendo oferecidas em tamanhos cada vez mais compactos, como é o caso dos palms e dos aparelhos sem fios que permitem utilizar Internet em qualquer lugar do planeta sem necessitar de conexão telefônica. Na nova ordem digital tudo converge. Nesse contexto, o celular é um dos artefatos tecnológicos que ilustra bem a convergência das mídias, pois num mesmo aparelho encontra-se reunidas várias funções. Um exemplo simples e que nos ajuda a compreender o significado da convergência tecnológica, hoje um celular tira fotos, envia e recebe mensagens, envia e recebe vídeos, faz conexão com a Internet, sintoniza a televisão, sintoniza