Convergencia das midias
Com a pós-modernidade há uma tendência à convergência dos meios de comunicação para a massa. Tal aproximação ocorreu através da difusão dos meios de comunicação já existentes como o radio e a recente televisão (na época) que adotaram um sistema mais abrangente e unificado visando atingir a todos. É valido ressaltar que este fenômeno não é exclusivo da pós-modernidade sendo visíveis em tempos anteriores.
Recentemente vimos o rápido desenvolvimento da computação e da Web que, em grande parte, se deve a sua velocidade e a sua miniaturização que possiblitaram, respectivamente, o acesso quase que instantâneo as mais diversas informações e a oportunidade de qualquer indivíduo possuir um computador em sua casa. Com a criação da Web e seu avanço na era ‘’Web 2.0’’ vemos um fenômeno de aproximação das diversas mídias para este formato uma vez que ele tem se demonstrado muito mais versátil e democrático dando margem ao internauta ser emissor e receptor de todo conteúdo encontrado na rede.
Com o desenvolvimento da tecnologia e sua difusão houve um fenômeno denominado ‘’Aldeia Global’’ dito por McLuhan em que, o mundo todo estaria interligado por toda a tecnologia de tal forma que ele seria só,uma única aldeia. Outra analogia proposta (porém para compreender o funcionamento da Internet) seria a de que a internet funcionaria como um grande cérebro eletrônico que funciona por todos nós sem haver um controle externo. Ele seria feito por nós mesmos em um espaço 100% democrático.
Em meio ao acesso imediato a uma infinidade de informações disponíveis na rede tem-se cogitado as consequências que ela poderia causar.Um dos aspectos discutidos seria a perda de senso crítico,uma vez que a informação seria entregue pronta sem que haja qualquer dúvida quanto a veracidade da informação obtida sendo adotada como verdade absoluta.Outro aspecto seria a possível perda da apreensão completa sobre um determinado tema pela constante parcialidade e superficialidade