Comportamento organizacional
As pessoas representam o sistema social interno das organizações, o qual é constituído por grupos que podem ser classificados como formais e informais.
Este micro sistema sofre os reflexos do sistema social externo, ou seja do macro sistema onde está inserido. O novo mundo do trabalho demanda que estes grupos acompanhem as rápidas mudanças ocorridas no mercado de trabalho, o qual exige cada vez mais uma maior capacitação.
O ser humano apresenta diferenças individuais no desempenho do trabalho por dois motivos principais. O primeiro é porque cada um nasce diferente do outro e o segundo é por terem tido experiências de vida diferentes. E a personalidade do ser humano é resultante disto. Ou seja, a vida das pessoas irá depender desde como nasceram e foram criadas.
A estrutura organizacional define os relacionamentos formais das pessoas dentro das organizações. É importante destacar, que apesar da existência de uma estrutura hierárquica, algumas empresas têm buscado programar uma forma de poder mais horizontal, com o objetivo de incluir e responsabilizar seus colaboradores nos objetivos organizacionais.
As pessoas não podem realizar muito de mãos vazias. A tecnologia oferece recursos para que elas desempenhem suas tarefas de maneiras satisfatórias.
Isso não acontece apenas no ambiente interno. As organizações, no geral, tem influência no comportamento das pessoas, como o externo também é de grande influência. Portanto não pode ser deixado de fora do estudo do comportamento humano nas organizações.
Hoje, neste mundo tão cheio de transformações, em meio à globalização, fusões e aquisições, as empresas devem - cada vez mais - melhorar seus índices de competitividade e para isso ela depende quase que única e exclusivamente de seus seres humanos motivados, felizes e orgulhosos dos valores compartilhados com a organização.
Não dá mais para tapar o sol