Comportamento organizacional
Pensamento sistêmico
O líder na gestão de mudanças
O comportamento organizacional consiste em estudar o ser humano focando nas ações e atitudes dos indivíduos, e conseqüentemente as organizações vão em busca de seus principais objetivos, o aumento da produtividade, qualidade dos produtos, satisfação constante do cliente e aprimoramento contínuo de todos os processos organizacionais.
As organizações exercem uma função considerável na vida do ser humano, pois podem influenciar nas necessidades e motivos dos indivíduos.
Nós vivemos em sistemas desde a formação fetal quando no útero de nossas mães
Ou quando seres humanos no nosso cerebral e físico e a todo momento em nosso convívio social.
Nascemos , crescemos e vivemos em ciclo de formação sistêmica, ou seja, um conjunto de partes coordenadas para alcançar um objetivo . Essa organização foi criada para definir profundas transformações do antepassado para o contemporâneo, ou seja, dividir os problemas ou questões que nos cercam em partes para detalhadamente ter uma visão do todo. Tendo a idéia de que vivo em sistema , mas eu administro as funções do sistema eu tenho o controle da situação trazendo essa idéia para o mercado competitivo, dizemos que uma organização empresarial usa o pensamento sistêmico para construir novas formas de ação, para lidar com situações emergentes e inesperadas do mercado de forma eficiente .
Onde começamos a repensar valores e se utilizar de novas relações, sejam: do profissional com o cliente, para encontrar soluções alternativas em processo decisórios , na comunicação global, ou quando realizar trabalho em parcerias.
“A MUDANÇA É UMA CARACTERÍSTICA DA NATUREZA COMO UM TODO, TANTO DA REALIDADE QUE NOS CERCA COMO DE NÓS MESMOS” MÁRIO PERSONA.
Conforme o que o entrevistado nos mostra, identificamos que a mudança é necessário, que o nosso ser tende a mudar constantemente, mas tomando cuidado com a forma de conduzi-la.
E que como