comportamento organizacional
Ao olhar para o século XX, constata-se que a cada 30 anos uma nova ciência ou um novo desenvolvimento tecnológico emerge e ocasiona modificações na sociedade. No primeiro terço do século XX, foi a revolução da química. No segundo, foi a vez da física e, no terço final, a tecnologia da informação e das comunicações. E, finalmente, a biologia. A nova demografia é considerada a área de maior impacto, pois não é possível realizar previsões e, consequentemente, estruturar planejamentos.
Há um envelhecimento progressivo das sociedades, ou seja, nascem cada vez menos pessoas e a expectativa de vida aumenta devido aos avanços na área da saúde.
Finalmente, temos a globalização. "O mundo passou, no curso do último quarto do século XX, de um sistema econômico internacional, em que a unidade de análise eram os países individualmente considerados, para um sistema econômico global. A globalização não significa homogeneização do espaço mundial, mas, ao contrário, diferenciação e especialização" (livro-texto, p. 53).
A questão é que o avanço tecnológico, unido à radicalidade e à rapidez com que se operam as transformações, obriga as empresas a empreenderem um processo de reestruturação. Porém, a maioria das organizações continua a atuar em moldes tradicionais. E se tais organizações não passarem por transformações, em breve estarão fora do