cultura prevencionista
Tema: Cultura Prevencionista na segurança do trabalho voltada aos profissionais agrícolas.
Problema: Como prevenir acidentes de trabalho aos profissionais da área agrícola?
Trabalhar em um ambiente seguro e saudável exige a utilização de todos os meios de prevenção disponível para promover a sensibilização, o conhecimento e a compreensão geral em relação aos conceitos de perigo e risco e às respectivas formas de prevenção e controle. O processo dinâmico e progressivo da criação de uma cultura de segurança partilha muitas das características dos processos necessários para desenvolver uma organização eficaz. Todo trabalhador ao sair de sua casa para ir ao trabalho, carrega com sigo conhecimentos, esperanças, expectativas, desejos, suas necessidades e as de sua família, os anseios de uma vida melhor e de promover qualidade de vida para si e para os seus.
O local de trabalho, portanto, seria a realização desses sonhos, e não deve ser sinônimo de riscos de acidentes e doenças profissionais, que constantemente ceifam sonhos, saúde e às vezes vidas.
A segurança do trabalhador dentro e fora da empresa, não deve ser vista apenas como uma obrigação de cumprimento da lei, mas também como forma de desenvolvimento e valorização do ser humano, do respeito à saúde, à integridade física e ao bem – estar, além de contemplar uma relação conveniente entre empregador e empregado, propiciando o desenvolvimento social e humano. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação” (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988, artigo 196).
O trabalho pode gerar vida e saúde ou pode gerar mortes, doenças e danos à integridade física dos trabalhadores. Assim, faz-se necessário a implantação de medidas de prevenção técnicas para o controle e prevenção de acidentes advindos