Comportamento Organizacional
Existem dois modelos extremos de estrutura organizacional: o modelo mecanicista e o modelo orgânico. No modelo mecanicista há muita formalização e hierarquia gerencial. Já no modelo orgânico, é sem fronteiras, utiliza menos procedimentos formais no processo decisório, há vários tomadores de decisão e favorece as práticas flexíveis.
Estratégia
Se a administração fizer uma mudança significativa na estratégia da empresa, sua estrutura precisará ser modificada para acomodar e apoiar a mudança. A exemplo disso, a Telemar Norte Leste S/A, conhecida como a Oi, passou por muitas mudanças estruturais entre 1998 a 2004, para garantir que sua forma de organização estivesse alinhada a sua estratégia, para que houvesse um bom desempenho. Os modelos estratégicos de hoje são focados em três dimensões da estratégia: a Inovação, a minimização de custos e a imitação. Na estratégia de inovação, as empresas inovadoras usam uma remuneração competitiva e benefícios para atrair os melhores candidatos e motivar os funcionários a correr riscos. A estratégia de minimização de custos controla rigidamente seus custos, limita os gastos com inovações desnecessárias e reduz o preço de venda de produtos básicos. Essa é a estratégia de empresas como a Gol Linhas Aéreas e a Sadia. As organizações que adotam a estratégia de imitação tentam minimizar os riscos, quanto maximizar suas oportunidades de lucro. A estratégia é entrar em novos mercados ou lançar produtos só depois que seus concorrentes menores e inovadores já estiverem mostrado que existe a aprovação para o produto no mercado. Com isso, a empresa lança um produto de melhor qualidade com a aprovação já garantida no mercado. São exemplos desta estratégia a Ambev e a Nestlé.
Tamanho da organização
As organizações que empregam mais de dois mil funcionários tende a ter mas especialização, maior departamentalização, mais regras e regulamentos do que as empresas menores. Quando uma