Projeto Precarização Docente
CAMPUS ARAPIRACA
MARCELINA SOARES PIMENTEL
MARIA DENISE OLIVEIRA GUIMARÃES
TRABALHO DOCENTE: SUA PRECARIZAÇÃO
ARAPIRACA
MAIO/2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
CAMPUS ARAPIRACA
MARCELINA SOARES PIMENTEL
MARIA DENISE OLIVEIRA GUIMARÃES
TRABALHO DOCENTE: SUA PRECARIZAÇÃO
Projeto de Pesquisa apresentada a professora Sarah Lollato, da disciplina de Seminário Integrador III, para fins avaliativos.
Orientadora: Sarah Lollato
ARAPIRACA
MAIO/2013
PROBLEMA:
A sociedade, no decorrer da historia, passou a desvalorizar o profissional docente, a partir de políticas educacionais que deterioraram o ensino publico. Dessa forma o Estado e a sociedade tendem apenas a cobrar dos professores, mas não dão o suporte e as possibilidades necessárias para o desenvolvimento do ensino e a ação do profissional. Como o professor pode atender todas as cobranças impostas a ele, se a sociedade não reconhece o valor do profissional docente e o Estado não dá o suporte necessário?
HIPÓTESES:
A profissão ainda tem uma imagem de sacerdócio e vocação estes advindo do período onde o catolicismo dominava a educação;
A democratização do ensino, a má-formação dos professores, sua baixa remuneração; o abandono das escolas, o contrário das políticas públicas, dos métodos e procedimentos pedagógicos são fatores principais para a ocorrência do fenômeno da desvalorização do trabalho docente.
OBJETIVO GERAL
Refletir sobre a identidade social da profissão docente e as concepções formadas a respeito do professor no decorrer do processo de socialização dos indivíduos.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Conhecer o contexto histórico que motivou a situação atual da docência;
Questionar sobre possibilidades de superação da situação atual da profissão;
Entender os aspectos que cercam o controle político do trabalho docente.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Discute-se a natureza do