Sistema Urinário
Módulo 6567: Noções Gerais sobre o Sistema Gastrointestinal, Urinário e Genito-reprodutor
Trabalho de Grupo
SISTEMA URINÁRIO
Elementos do Grupo: Cristina Franco
Felicidade Soares
Sofia Gomes
Formadora: Ana Isabel Dias
1
Sabemos que nem tudo o que entra no nosso corpo é utilizado. E o que não é útil para as nossas células tem de ser eliminado. Os nossos resíduos, são,entre outros, a ureia, e precisam ser eliminados de alguma forma.
A urina é formada no sistema urinário, que é composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. 2
As substâncias que não são importantes para nós e que não podem ser excretadas pelo ar expirado, suor ou fezes são colocadas na nossa corrente sanguínea. É a forma que as células têm de colocar o lixo na rua ou seja para fora do nosso corpo. Assim, o sangue passa por cada célula através dos vasos sanguíneos e recolhe os resíduos, até chegarem aos rins. Os rins funcionam como verdadeiros filtros. Normalmente temos 2, mas podemos viver somente com 1, se este estiver em boas condições.
O sangue chega aos rins através da artéria renal. Dentro do rim, essa artéria ramifica até se transformar em minúsculos capilares que se enrolam num determinado ponto, formando o filtro propriamente dito, que começa a formar a urina. A esse novelo damos o nome de glomérulo.
3
Os capilares não terminam nesse novelo. Eles seguem envolvendo o pequeno tubo que transporta a urina em formação e, como todo capilar, vão novamente juntar-se, engrossando até se transformarem numa veia, deixando o rim através da veia renal, transportando o sangue já filtrado.
Néfron
No glomérulo, o sangue é filtrado, passando para o túbulo formador da urina: água, resíduos e sais que estão em excesso no sangue.
4
Quanto mais escura a urina, menos água contém, logo é necessária mais hidratação. Esse processo de balanço de substâncias entre o sangue e a urina é muito
complexo.