sistema urinário
Neste trabalho iremos definir anatomia e sistema urinário bem como falar da sua constituição e também aborda a suas principais funções e doenças provocadas.
Anatomia (do latim tardio anatomia) é o ramo da biologia no qual se estudam a estrutura e organização dos seres vivos, tanto externa quanto internamente.
Alguns autores usaram este termo incluindo na anatomia igualmente o estudo das funções vitais (respiração, digestão, circulação sanguínea, mecanismos de defesa, etc) para que o organismo viva em equilíbrio (homeostasia) com o meio ambiente. Segundo esta definição, mais lata, a anatomia é de certa forma o equivalente à morfofisiologia (do grego morphe, forma + logos, razão, estudo).
Sistema Urinário é um conjunto de órgãos responsáveis pela filtração do sangue produzindo urina e controlando o equilíbrio hídrico (líquidos) do corpo. A urina é um dos veículos de excreção que o organismo conta para manutenção da homeostasia. Água, Na, K, bicarbonato, ácido úrico, uréia.
Anatomia do Sistema Urinário
Definição:
O Sistema Urinário Humano é um conjunto de órgãos responsáveis para a produção de urina pelos quais eliminam os resíduos de azoto no metabolismo ( ureia , creatinina e ácido úrico ), e regulação osmótica . Sua arquitetura é composta por estruturas como fluidos corporais filtro ( líquido celomático , hemolinfa , sangue ).
O sistema urinário humano é composto principalmente de duas partes, que são:
1. Os órgãos de secreção: os rins , que produzem a urina e executam outras funções.
2. O sistema excretor, que recolhe a urina para esguichar ao ar livre.
Fig-1. Sistema Urinário
O Sistema Urinário humano é de extrema importância para o funcionamento do nosso corpo. É constituída por um conjunto de tubos, que são os seguintes:
1. Os ureteres que transportam a urina dos rins para a bexiga.
2. A bexiga urinária é uma bolsa muscular e elástico, em que recolhe a urina, antes de ser expelido