Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão.
Laboratório de Ensino
Robson Alves dos Santos - 4º Período
1. Identificação Bibliográfica:
PELOZO, Rita de Cássia Borguetti (Docente da FAHU/ACEG)
2. Objeto:
Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão.
3. Resumo:
ARTE • EDUCAÇÃO FÍSICA • CONHECIMENT
O artigo procura evidenciar a importância dialógica da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado enquanto mediação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. A conciliação entre teoria e prática torna-se imprescindível na formação do futuro docente.
O estagio e a pratica de ensino propiciarão aos futuros professores um entendimento mais claro das situações ocorridas no interior das escolas e, consequentemente, possibilitará uma adequada intervenção da realidade. Porem nota-se que tais disciplinas, sozinhas, não garante uma preparação completa para o magistério, mas serve como importantes ferramentas facilitadoras as quais o futuro educador adquirirá noções básicas do que é ser professor nos dias atuais. É sempre muito importante entender a teoria para se refletir a pratica, e em um curso de formação de professores isso não é diferente.
Um outro aspecto importante dentro dessa dialogia é a escola; essa configura-se como um dos espaços impregnados pelo aspecto politico em detrimento de uma sociedade capitalista que entra em disputa pela apropriação do conhecimento. Nesse sentido, faz-se necessário que o professor seja politizado, devem-se ainda saber refletir sobre sua pratica de modo a ser um importante agente de transformação.
4. Considerações finais
Diante do exposto, a pratica de ensino amparada pelo estagio supervisionado, proporciona ao futuro docente a construção da identidade profissional ou a ressignificação de sua profissão. Diante disso, pode-se concluir que a teoria garante uma fundamentação teórica e consequentemente possibilita ao estagiário o