Comportamento Organizacional
2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo relacionar os conteúdos aprendidos em sala de aula na disciplina de comportamento organizacional.
Comportamento organizacional que pode ser definido como a cultura de uma organização, pois cada empresa possui valores, padrões de conduta, normas e princípios umas diferentes das outras, que deve ser mantido e obedecido.
Há diversas variáveis que fazem a diferenciação entre as empresas, entre elas esta a liderança, pois são os lideres que conduzem os colaboradores da empresa, eles são o modelo a ser seguido.
A percepção e visão da empresa devem partir dos lideres, que além dessas características deve-se ter atitudes positivas para o crescimento da empresa.
Outro fator de grande importância dentro de uma organização é a eficiência, que é um melhor desempenho com menos tempo, por exemplo, ou seja, a forma em que uma atividade é feita, já a eficácia é fazer o certo para se alcançar o objetivo, ou seja, é o resultado da atividade feita.
Segundo Paulo Sandroni (1996), “fazer a coisa certa de forma certa é a melhor definição de trabalho eficiente e eficaz”.
Portanto o comportamento organizacional depende de vários fatores que somente juntos e feitos de forma correta, trarão benefícios à organização.
Partindo dos princípios citados acima, foram desenvolvidos quatro capítulos, conforme a orientação da ATPS da disciplina.
No primeiro capitulo é abordado o conceito de comportamento organizacional, onde se começa a identificar e a comparar definições de alguns autores.
No segundo capitulo, o tema abordado é a inovação, este tema é citado a partir de uma pesquisa sobre a inovação nas organizações.
Já no terceiro capitulo, o assunto é o trabalho em equipe e a liderança, o tema é abordado através de uma charge, sobre o trabalho em equipe.
Por fim no quarto e ultimo capitulo, o tema é a percepção e a comunicação na administração.
Desta forma foi estruturado o trabalho acadêmico da disciplina de