Comportamento organizacional
Desde os primórdios das atividades de trabalho, mas precisamente na divisão internacional do trabalho notou-se a importância de haver mais membros desempenhando a mesma função, ou funções diferentes, para o desempenho, bem como o resultado serem satisfatórios. A importância de sincronia e sinergias constantes em uma equipe para o alcance de metas e objetivos em comum cresceu exponencialmente devido à diversificação de atividades que envolvam muitos indivíduos, pois a criatividade em equipe tem alcançado melhores resultados do que o trabalho individual. Mas existem alguns pontos que precisamos colocar em prática ao trabalharmos em equipe. Por exemplo, aceitar idéias de outros e não expor somente a sua, não criticar nenhuma idéia por mais que talvez, a momento, pareça pouca coisa e saber utilizar as divisões que são feitas para trabalhar sincronizadamente.
Nesta programação de efetividade, o trabalho em equipe passou à ser fundamental no setor artesanal e posteriormente também no setor fabril e evoluindo mais ainda no setor industrial. Hoje no mercado principalmente na linha industrial, é onde se observa que equipes desempenham papel importante na confecção de diversos componentes, como maquinários e utensílios de diversas finalidades, não só para o consumidor final como para revendas e distribuidoras, desta maneira se enfatiza o trabalho em equipe em busca de novas metas e aprimoramento tanto pessoal como profissional.
Para tanto, sendo uma equipe trabalhando em prol de um ou mais objetivos em comum, há a necessidade de um indivíduo ou grupos específicos que possuam habilidades de gestão, organização e comando, nascendo assim uma liderança pertinente ao nível de atividade à qual é exigida. Tal liderança é construída na observação, na necessidade, ou mesmo eleita por outro grupo, mas considerando que os indivíduos selecionados e/ou nomeados no dia-a-dia com disciplina consciente poderão tomar a frente futuramente de