Comportamento organizacional
INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta uma definição do que é o Comportamento Organizacional, sua aplicação e sua finalidade, demonstrando que a organização estuda o comportamento do empregado para melhorar seu desempenho e como conseqüência melhorar os resultados da empresa. Apresenta também através da escolha de dois autores que abordam o tema um comparativo entre as definições que cada um dos autores possui sobre Comportamento Organizacional. Por fim demonstra um quadro comparativo entre os sistemas fechados e abertos de Comportamento Organizacional.
CAPITULO 1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O Comportamento Organizacional e o estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e as estruturas que tem dentro das organizações, como objetivo de utilizar este conhecimento para promover a melhora da eficácia organizacional, também podemos dizer que e uma área da administração que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa. (Karla Sampaio).
Mas segundo Chiavenato ( 1999, p. 304) o comportamento organizacional e o estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comporta dentro delas. Seria uma ciência interdisciplinar. A organização e um sistema cooperativa racional, ela somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que compõe coordenarem seus esforço a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam. O comportamento organizacional e basicamente o comportamento de um individuo, e suas habilidades e de modo como isso influi na organização. E levado em consideração o fato das pessoas serem diferentes entre si, como todos as suas peculiaridade pessoais, os grupos e a estrutura organizacional que esses indivíduos e grupos estão relacionados (Stephen P. Robbis).
As finalidades do comportamento organizacional correspondem a explicação, previsão e controle.
Dentre as principais variáveis são: estrutura, clima e cultura